sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Um beijo de sensações


Inspirados na vida e obra da artista britânica Tracey Emin que nasceu em dia 3 de Julho de 1963, a artista inglesa de origem Turca-cipriana inspira-se na própria vida para criar suas obras. Uma vida cheia de traumas que passa por estupro e abortos que sofreu, mas ela canalizou todos os seus sentimentos para suas obras.
E é exatamente nessas obras, que a Cia Fragmentos, dirigida por Vanessa Macedo se nutre para criar o espetáculo Beije minha alma.
Em um cenário que reproduz o quarto onde Tracey passara quatro dias tentando suicídio, um bailarino nu sentado em uma cadeira observa uma mulher com um aquário vazio na mão. Ela levanta-o a cima da cabeça como se fosse quebra-lo no chão e antes que possamos imaginar que talvez não seja o que seria obvio, ela solta o aquário que se quebra espalhando vidro no chão. Pronto esta instaurado o clima de incomodo na plateia. Todos ficam observando como se estivessem indignados com a situação que logo em seguida entra outra bailarina com um vazo de vidro onde tem flores e água. Coloca-o no chão e começa a juntar os cacos de vidros espalhados como se estivesse tentando juntar a vida que se vai ao longo dos anos.
São quatro bailarinos em cena, mas que representam a vida de uma pessoa a polémica artista Tracey Emin. Eles conseguem nos incomodar na plateia e nos tira do lugar comum como propõe a arte. Me incomoda ver vidros no palco, flores sendo pisoteadas, pessoas se banhando em cena enquanto bebe água e como se isso não bastasse para me tirar do lugar comum eles se beijam com uma respiração ofegante como se estivessem roubando um do outro a respiração. Essas coisas me causaram frio, arrepios, medo, angustia, tristeza e reflexão sobre a vida.
Se você esta afim de sentir mais do que somente apreciar arte, veja Beije minha alma.

Nota 10s


Direção: Vanessa Macedo

Intérpretes: Danilo Firmo, Érica Tessarolo, Jéssica Moretto, João Pirahy, Maercio Maia, Orlando Dantas e Vanessa Macedo

Estágiarios: Carolina Minozzi, Patrícia Árabe e Priscila LimaProdução

Executiva: Dudu Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário