sábado, 26 de setembro de 2009

Jardim de tântalo

Criando em 2002 e remontado em 2009 especialmente para participar da III Mostra de Repertório da Cia Borelli de Dança com o tema Contos Malditos que reuniu quatro espetáculos diferentes durante o mês de março na galeria Olido em São Paulo o espetáculo Jardim De Tântalo trata de questões muitas vezes esquecidas pelos artistas que buscam um plásticidade em suas obras, aqui nessa obra a questão que norteia o trabalho é a insanidade, como colocar isso em sena, levar o público a uma reflexão e não ser óbvio? E exatamente o que faz Sandro Borelli em seus espetáculos. Um dos poucos artistas que consegue reproduzir o universo de Kafka na dança sem perder a essência do mundo sombriu e assustador dessas obras, transformando-as em espetáculos que nos leva a refletir sobre as relações humanas.
Já no espatáculo em questão aqui Jardim de Tântalos temos em cena 6 bailarinos, um palco escuro cortado apenas pela luz que faz cria o cenário irreal que desperta um novo olhar para a obra. Usando algumas simbologias como banhar um bailarino com leite ou o beijo entre personagens que aparentemente poderiam ser considerados como dominador e dominada ou escravizador e escravizado, nos leva a um outro tempo e espaço e coloca questões como:Até onde sou dominado ou permito isso acontecer?Se o beijo na bíblia marcou a traição de Judas, porque hoje ele esta relacionada as emoções?Com o leite que representa a força da vida, ele nos questiona ate onde estamos vivendo ou a vida esta apenas passando pelo nosso corpo como o vendo que toca nossa pele.
Esse é o poder da arte, questionar para saber .
Assim como outros artista a Cia Borelli foge da Indústria de Cultural que transforma tudo em lucro dentro do capitalismo. Ver espetáculos desse tipo faz com que possamos refletir sobre a comercialização da arte e suas finalidades, assim como fizeram os grandes teóricos da comunicação.





visite http://www.ciaborelli.com/ e saiba mais.


Nota 9S

Nenhum comentário:

Postar um comentário